“Irmãos, quanto a mim não julgo havê-lo alcançado; mas, uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3.13-14)
    Já ouvi muitos comentários sobre essas palavras do apóstolo Paulo, mas a que mais me agradou foi a de um colega pastor que hoje está no nordeste. Ele disse em sua pregação que o apóstolo não estava dizendo que temos de esquecer e desconsiderar todo o nosso passado. O que não podemos é viver nele. E também que Paulo está falando no contexto sobre a perfeição na vida, que ele ainda não alcançou (v.13). E não poderia alcançá-la olhando seu passado, porque ele estava sem Cristo e chegou a ser perseguidor da igreja do Senhor. Deixando, então, o sua antiga vida sem Cristo para trás, ele prossegue para o que está adiante dele (ministério no Reino de Deus, santidade de vida, vida eterna no céu) na expectativa de atingir a perfeição com Deus.
    Ano novo se inicia e sempre temos expectativas de melhorar alguma cousa nas nossas vidas. Paulo ensina que precisamos andar em direção à perfeição com Deus. E que para isso, devemos aprender com os erros do passado e não cometê-los mais. Além disso, começar a praticar as cousas importantes que foram negligenciadas.
    Se neste ano você teve algum revés em sua vida espiritual, procure seguir o exemplo do apóstolo. Ele diz que há um prêmio na soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Seja mais consagrado e perfeito em todos os seus caminhos e verá que a alegria e a paz do Senhor será abundante.
    Feliz ano novo com Cristo Jesus!

Gostou deste esboço? Receba outros esboços gratuitamente.