Curso Visão Panorâmica da Bíblia – Lição 39. O Profeta Miquéias

 

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  • Palavra-chave: “ESPIRITUALIDADE VERDADEIRA” Profecia para Judá e Israel Ano 700 a.C. O PROFETA MIQUÉIAS
  • DIVISÃO HISTÓRICA DA BÍBLIA OS PROFÉTICOS 12 MENORES OSÉIAS JOEL AMÓS OBADIAS JONAS MIQUÉIAS NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS
  • SOBRE O PROFETA • Morastita – da vila de Moresete- Gate, 32 Km ao Sudoeste de Jerusalém; região agrícola; • Seu nome significa: “Quem é como Javé” • Foi contemporâneo do mais famoso profeta de Judá: Isaías • e dos profetas Oséias e Amós; • Pregou ao povo simples de Judá.
  • SOBRE O PROFETA • Miquéias tinha profunda consciência e convicção do chamado divino, a ponto de fazer a seguinte declaração: • “Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado” (3.8).
  • SOBRE O PROFETA • Pregou no período dos Reis de Judá: (Reino do Sul) – Jotão (750-735 a.C.); – Acaz (735-715 a.C.); – Ezequias (715-686 a.C.); • E dos reis de Israel: (reino do Norte) – Pecaís – Peca e – Oséias
  • SOBRE O PROFETA • Recebeu grande influência do Profeta Isaías; • Seu estilo é simples e elegante. • Baseou sua confiança na força e no caráter de Deus.
  • CONTEXTO HISTÓRICO • Miquéias tenha exercido o seu ministério por uns 30 anos, tendo visto cumprir-se ao menos uma de suas profecias: • a da queda do Reino do Norte, em 722 a.C. (Leia 1.6,7).
  • CONTEXTO HISTÓRICO • Judá seguia os maus exemplos de Israel • Jotão não removeu a idolatria de Judá; • Acaz foi um rei ímpio; • Ezequias foi um rei temente ao Senhor, mas o povo não se voltou totalmente; • Insegurança em Judá por causa de Israel.
  • “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?” (6.8) Versículo chave
  • Miquéias, que fala da parte do SENHOR tanto aos de Israel quanto aos de Judá, levanta-se para denunciar: • juízes que aceitam suborno, • comerciantes desonestos, • sacerdotes e profetas mercenários (que trabalham sem outro interesse que não a paga), • povo idólatra, enfim, os pecados da sociedade de seu tempo. O Propósito da Profecia
  • E procura mostrar que há uma relação integral entre: • a verdadeira espiritualidade, • o culto aceitável, • e a ética social. O Propósito da Profecia
  • 1 – idolatria – 1.5,7 2 – extorsão, roubo – 2.2,8 3 – aprovação e aceitação de falsos profetas – 2.11 4 – injustiça social – 3.1 5 – profetas mercenários – 3.5 Pecados denunciados por Miquéias:
  • 6 – perversão do direito – 3.9- 11; 7.3,4 7 – desonestidade – 6.9-11 8 – violência e mentira – 6.12 9 – impiedade 10 – deterioração da família e do exercício da confiabilidade – 7.5,6 Pecados denunciados por Miquéias:
  • 1 – destruição da nação, luto, exílio – 1.6-16; 4.9,10 2 – orações não respondidas: o silêncio de Deus – 3.4 3 – vergonha para os profetas: falta- lhes o que dizer – 3.6,7 4 – fome – 6.14 5 – perda dos bens materiais – 6.14 6 – o trabalho não prospera – 6.15 alguns dos juízos de Deus sobre tais pecados:
  • 1. DENÚNCIA – Caps. 1 a 3 Divisão do Livro 2. CONSOLAÇÃO – Caps. 4 a 7
  • 1. DENÚNCIA – Caps. 1 a 3 Cap.1 – Profecia contra Israel e Judá • Samaria e Jerusalém – duas capitais ameaçadas pela ira do Senhor – 1.2 • A ofensa religiosa de Israel – “o boi dourado” – Prostituição espiritual. • Judá contaminou-se com a idolatria de Israel – 1.7 • A Cidade dos cabeça raspada – luto -1.16
  • 1. DENÚNCIA – Caps. 1 a 3 Caps.2,3 – Profecia contra os opressores • A exploração econômica e a violência; • Clamor profético de Justiça social entre o povo de Deus – 2.2; • Os falsos profetas babujavam as coisas santas – 2.6; • Mas o Senhor protege a sua herança:2.12
  • 1. CONSOLAÇÃO – Caps. 4 a 7 Caps.4,5 – Profecia de um futuro remoto e acerca do Messias • Mensagem predileta dos profetas: O triunfo absoluto do Senhor ao fim da história humana • O triunfo do Messias – 4.13 • A vila de Belém era o local escolhido e não as capitais orgulhosas – 5.2
  • 1. CONSOLAÇÃO – Caps. 4 a 7 • Ele teria coração de pastor para apascentar o povo, traria paz ao coração humano; • O reino glorioso do Messias faria uma limpeza radical no mundo: Seriam eliminadas as feitiçarias e os adivinhadores desmoralizados – 5.12 • Traria juízo sobre a imoralidade – 5.14,15.
  • 1. CONSOLAÇÃO – Caps. 4 a 7 Cap.6 – O povo de Deus provado: • Deus tinha um litígio contra o seu povo 6.1 • O povo de Deus estava se corrompendo, veriam os atos de Justiça de Deus – 6.5 • O que Ele deseja de seu povo é mudança de atitudes moral e espiritual, e não uma compensação com sacrifícios e rituais- 6.7
  • 1. CONSOLAÇÃO – Caps. 4 a 7 – Deus espera ver no homem três atitudes – 6.8: 1. Que pratique a Justiça – Obediências às leis de Deus; 2. Que ama a misericórdia – Amor leal para com Deus e o próximo; 3. Que ande humildemente com seu Deus – Exclusão total do orgulho espiritual – mais perto de Deus, mais humilde!
  • A MENSAGEM DE MIQUÉIAS • “Piedosos injustos” – Balança enganosa do ricos explorando os pobres – 6.10,11; • Mentira aceita como “necessária” para bons negócios; • Deus não aprova uma ética com duplicidade – 6.16
  • A MENSAGEM DE MIQUÉIAS • Cap.7 – Deus Ama com Amor Eterno • O profeta denuncia uma sociedade sem piedosos, sem homens honestos de bons frutos – 7.2; • Nação dirigida por homens injustos, corruptos e gananciosos, afeta até as famílias – 7.6 • Miquéias confiava no Senhor e em sua justiça – 7.7- 9 • O Senhor é rico de perdão para com o coração contrito – 7.18,19
  • CONCLUSÃO PRÁTICA • Deus espera de nós uma vida reta e santa, cheia de sua graça e de suas bênçãos, mas os nossos pecados nos separam de Deus que com misericórdia nos chama de volta. • Recebemos o seu perdão, mas o pecado nunca compensa por causa das suas cicatrizes que deixa em nós. • Assim como Miquéias nossa esperança deve estar firme em Deus e na sua salvação.
  • CRISTOLOGIA DO LIVRO • Mensagem Messiânica: • As denúncias dos diversos pecados cometidos por Seu povo, • O anúncio do juízo de Deus como consequência da prática desses pecados, • Miquéias intercala preciosissimas mensagens de esperança, perdão e restauração, todas elas intimamente ligadas à vinda do Messias.
  • CRISTOLOGIA DO LIVRO • A mais conhecida de todas é a do cap. 5:2 onde ele anuncia a cidade onde o Rei deveria nascer: “E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel…”. • E acrescenta que Suas origens são “desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Esse Rei viria para ajuntar o restante de Israel no aprisco (2.12,13).
  • CRISTOLOGIA DO LIVRO • Porém, não somente isso: para Ele afluiriam os povos, “para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas” (4.1-8). • Ele viria para apascentar o povo na força do SENHOR, sendo Ele mesmo “a nossa paz” (5.4,5). • Ele pisaria aos pés as nossas iniquidades, por ter prazer na misericórdia (7.18,19) • Todavia, isso não aconteceria sem que um fato profundamente triste – horripilante, mesmo – ocorresse: “ferirão com a vara a face ao juiz de Israel” (5.1). O sofrimento da cruz!

 

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O Autor desse material é o Rev. Ildemar de Oliveira Berber da Igreja Presbiteriana de Dourados – MS