O MENOR DE TODOS | Esboço de Sermão - Pregações e Estudos Biblicos
O MENOR DE TODOS | Esboço de Sermão – Pregações e Estudos Biblicos

PASTOR AGNALDO REIS

 

I Samuel 16;11

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

Ico 1: 26 

Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.27 Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.28 Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, 29 para que ninguém se vanglorie diante dele.

 

 

Introdução:

Para estar ao nosso lado, fazer parte do nosso circulo de amizades, andar conosco, entre outras coisas, geralmente somos muito criteriosos, não aceitamos qualquer um, a não ser que esta pessoa se enquadre em nossos quesitos do que achamos ser uma boa pessoa, e sendo assim acabamos escolhendo as pessoas por terem boa reputação, serem bem sucedidas na vida social ou financeira, e coisas assim, porem o que me parece é que Deus faz justamente ao contrario; ele prefere pessoas desvalorizadas, menores, desprezadas, e por fim o texto ainda diz que ele escolhe “pessoas que não são”.

Entendemos que Deus escolhe as pessoas menores, porem o que eu gostaria de analisar nesta mensagem as dificuldades que as pessoas “menores” têm, pois quando você é considerado menor pela sociedade, ou seja lá por quem for, você inevitavelmente passará parte da sua vida, e gastará boa parte das suas forças, tentando superar as expectativas que das pessoas, e pensando nisso vejamos o que estamos sempre precisando superar:

 

I)AS CIRCUNSTANCIAS

1)DAVI

a)Anônimo

Quem um dia imaginaria Davi como rei? Ninguém, pois basta olhar para as circunstâncias em que vivia.

Desde o seu nascimento, de certa forma, rejeitado pela sua aparência tão diferente de seus irmãos, e por esta razão acaba vivendo anônimo escondido no fundo da fazenda cuidando das ovelhas malhadas da família.

Davi vivia em um anonimato, pois alguns acreditam que até o momento em que foi encontrado pelo profeta as pessoas fora daquela fazenda, nem sonhavam com a existência daquele menino ruivo, porem gostaria ainda de fazer menção sobre um tipo de anonimato ainda pior: ANONIMATO PESSOAL.

A meu ver, pior do que você ser anônimo para outras pessoas, pior do que as pessoas não saberem quem você é, é você mesmo não saber que você é, e não conhecer o seu potencial.

Vejamos alguns exemplos:

a-1) MOISÉS:

Moisés ao ser chamado por Deus para tirar seu povo do Egito, Moisés mais do que depressa perguntou a Deus; Quem sou eu? Porem ao invés de Deus falar sobre ele, sua infância, seu tempo no trono do Egito como príncipe, seus estudos nas melhores faculdades, entre muitas outras coisas, porem Deus simplesmente diz: EU SEREI CONTIGO.

Êxodo 3.11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 12a E disse: Certamente eu serei contigo;

 

   a-2)GIDEÃO:

Deus chama Gideão para uma grande obra, e percebendo Gideão o que Deus queria dele, automaticamente disse; Disse a Deus, que ele não era ninguém, pois vinha de uma família pequena, de uma cidade pequena, e assim tenta mostrar para Deus que não era de forma nenhuma capacitado para esta missão, porem da mesma forma que Deus havia respondido a Moisés, ele responde a Gideão: EU SEREI CONTIGO!

Juízes 6.12 Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. 14 Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? 15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e EU O MENOR na casa de meu pai. 16 E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. 18 Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.

Observe que nos casos acima, todos tentaram mostrar a Deus que não eram capacitados para as obras que Deus os havia chamado, porem Deus imediatamente diz a eles, que não importava o quão pequenos ou desconhecidos eram, o que importava era que ELE SERIA COM ELES.

 

b)Menor

Outra circunstância que Davi precisava superar, era o seu tamanho, e isso fica evidente quando após dispensar a todos os irmão de Davi, o profeta Samuel pergunta ao pai se não havia mais um filho, e Jessé meio sem jeito diz ao profeta: SÓ TEM O MENOR, tentando mostrar ao profeta a razão pela qual nem havia trago o menino para a reunião.

Observe porem que existem pessoas consideradas pequenas, porem existem outras que acabam se considerando menores ainda do que já são, ou dizem que são.

 

a-1)ANA E PENINA

Elcana tinha duas esposas; Ana e Penina, Penina tinha filhos, porem Ana não os tinha, e por essa razão Penina importunava Ana constantemente, e com isso Ana dava a entender que estava com Algum grau de depressão, e isso fica bem claro quando ela diz ao sacerdote que era uma “mulher amargurada d espirito” , porem observe que ao História dela deixa claro que seu esposo tinha um carinho muito mais especial por ela do que por sua rival, e isso já seria uma razão suficiente para ela não se deixar ser humilhada por ela, porem ao disserem a ela que ela era pequena e não valia nada, ele assumiu isso, e foi se diminuindo mais ainda, e assim ficou menor do que de fato ela era,

ISAMUEL 1.4 E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. 5 Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre. 6 E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.

 

Lucas 7.28 E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.

 

c)Entregador de queijo

Uma circunstância de Davi que ainda acho necessário citar é o fato de seu pai usa-lo para levar queijo aos seus irmãos, porem isso parece um tanto normal, hora visto ser ele o menor dos irmãos, porem observe um pequeno detalhe da História: Quando o pai carrega o jumento para que Davi leve as coisas aos seus irmãos, ele manda um efa de farinha(aproximadamente 22 litros.) vinte pães e vinte queijos, até ai tudo bem, porem só os pães a a farinha eram para seus irmãos, os queijos eram para os seus comandantes, ou seja, o pai estava usando o menino para fazer media com os comandantes dos seus irmãos para que eles se dessem bem com seus senhores.

Hoje as coisas não são muito diferentes, vemos as pessoas sendo usadas, como trampolins para que outros cresçam as suas custas, assim como vemos super templos revestidos de gloria enquanto o povo sofre com a pobreza, e em casos ainda piores os membros são vendidos por centenas ao políticos.

Aprenda a ser u pregador de excelencia hoje mesmo

 

 

 

 

II)EXPECTATIVAS

 

1) DAVI

Davi , por ser o MENOR, acaba sofrendo com a dificuldade de ter que passar a vida superando as expectativas de outras pessoas sobre o que e quem deveria ser:

  1. a) FAMÍLIA

Quando O profeta Saul chegou na casa de Jessé, anunciou que iriam oferecer um sacrifício a Deus, e alguém entre eles seria consagrado a rei de Israel, porem curiosamente Jessé simplesmente não trouxe Davi, pois com certeza não acreditava nele e nem no seu potencial, até que fica surpreendido quando o profeta lhe pergunta: Você não tem mais filhos? E ele surpreendido pela pergunta e responde com um tom meio sarcástico tentando demonstrar que nem valia apena o trazer; AINDA TENHO O MENOR.

Mesmo depois de ungido a rei, sua família ainda não parece ter dado credito a ele, isso fica evidente quando Davi se aproxima de seus irmãos e eles o mandam embora dali, e ficam nervosos quando ele começa a fazer perguntas sobre o que estava acontecendo, e eles o mandam embora, dizendo que aquele lugar não era lugar para criança.

  1. b) LIDERES

Quando Davi chegou no campo de guerra, suas perguntas sobre o que estava acontecendo incomodaram tanto que até o rei veio tirar satisfações, porem quando Davi conta o seu plano de matar aquele gigante, Saul simplesmente não deu créditos a ele, dizendo que ele não teria chances contra aquele gigante devia ao seu MENOR tamanho, e vendo que o menino não havia voltado atrás no seu plano, ele faz mais uma tentativa de faze-lo mudar de ideia; ele veste sua própria armadura tentando mostrar a ele que se ele não era capaz de usar uma armadura, que dirá de lutar contra aquele gigante.

hoje tristemente vemos que alguns lideres, talvez pelo fato de terem medo de perderem seus confortáveis lugares, e suas grandiosas honras, preferem tentar a todo custo desanimar seus liderados para garantir que seus lugares se mantenham intactos.

  1. c) INIMIGOS

 

Davi estava em condições tão desfavorável, que nem seu inimigo(Golias) deu algum credito a ele, e faz piadas com o fato de ele andar com um funda e com pedras não mão.

 

SALMO 22.6   Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. 7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: 8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. 9 Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe.

 

 

 

III)AÇÕES

1) DAVI

Por ser o MENOR, Davi tem que passar a vida superando as suas circunstâncias, as expectativas, e por ultimo, precisa estar sempre além das outras pessoas em suas ações.

a)ESPERAR SEU MOMENTO

A Primeira ação de Davi que deveríamos prender; seria sua capacidade de esperar o momento certo para as coisas acontecerem.

Davi ao ser ungido a rei, diferente do que outros fariam voltou para suas ovelhas malhadas, sendo que poderia exigir de alguma forma ao menos de sua família as honras reais, o respeito devido a um rei. Assim como vemos hoje obreiros que após poucos minutos de serem consagrados, eles já parecem ser os donos do mundo exigindo respeito e honrarias, parecendo não saber que respeito não se exige, se conquista.

Jó 13.15 Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.

 

b)ESCONDER SEUS SEGREDOS

Outra ação de Davi que deveríamos ter como exemplo era a sua capacidade de guardar Segredos.

Segundo o historiador Flavio Josefo, quando Samuel consagrou a Davi, ele teria dito apenas no seu ouvido ao que ele o estaria consagrando, pois antes dele partir para aquela missão, Deus teria dito a ele que não revelasse a ninguém o motivo real da sua missão, e sendo assim quando Davi foi consagrado aquilo viria ser um segredo entre ele e Deus, e sendo assim os próximos anos da sua vida, ficaria envolto em um grande segredo que só poderia ser revelado no momento certo, para proteger sua própria família contra uma possível ira do rei que ainda estava no trono.

Hoje vemos a grande dificuldade que as pessoas tem de manter segredos, até mesmo segredos de Deus para as suas vidas, pois elas ouvem uma profecia em um culto sobre algo que Deus faria na vida dela, e um minuto depois o mondo inteiro já está sabendo sobre aquela profecia, até mesmo pessoas incrédulas que farão de tudo para que ela esqueça o que ouviu.

c)TER UMA HISTÓRIA P CONTAR

Um dia desses vi no jornal local de Brasília, que encontraram um corpo no principal cemitério de Brasilia que por alguma razão alguém havia esquecido de enterra-lo, e quando o repórter perguntou como alguém pode esquecer um corpo, o responsável respondeu: ERA UM INDIGENTE. (um desconhecido, sem nome, sem família, sem amigos, e por fim sem história)

Quando Saul tenta humilhar a Davi pelo seu tamanho, Davi muda a opinião do rei quando ele começa a contar a sua História, mostrando ao rei que ele não era um qualquer que caiu de paraquedas naquele lugar, mas que tinha uma História que o abonava como um guerreiro capaz de vencer aquele temido combate.

Hoje muitas pessoas que vivem em nosso meio, passarão pela História sem deixar nem uma marca, quando partirem serão simplesmente apagadas da memória, porem outros nunca serão esquecidos, assim como foi Davi.

 

d)ENFRENTAR O GIGANTE

Golias passou quarenta dias confrontando a nação de Israel e de seu exercito, porem não houve ninguém com a coragem suficiente para enfrenta-lo, até que um adolescente ruivo chega entre eles, e mesmo desacreditado e arriscando ser motivo de piadas, ele diz: NÃO FIQUEIS INQUIETOS POR CAUSA DESSE GIGANTE, POIS EU O MATAREI, AINDA HOJE.

O escolhido não espera pelos outros, ao contrário, ele os defende, toma atitude e enfrenta os gigante que ninguém tem coragem de enfrentar.

 

2) GIDEÃO

Vejamos ainda Gideão, como eram as suas atitudes e ações em comparação com outras pessoas comuns.

a)CRIANDO ESTRATEGIAS (Malhando o trigo no lagar)

Em razão das perseguições sofridas, todos em Israel se escondem e se omitem, porem encontramos Gideão em um lagar malhando trigo, um lugar inapropriado para tal, porem ele superando as ações e atitudes de todos os demais, consegue ali dentro do lagar com um esforço bem maior, malhar o trigo, ainda que em uma quantidade limitada.

       b)TER UM CABRITO GUARDADO

(Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente)

Em meio a uma grande crise, e com todas as dificuldades que Gideão enfrentava, ele surpreendentemente tinha um cordeiro preparado para um sacrifício, e assim que ele via a presença divina, ele sem pensar duas vezes, o oferece como sacrifício a Deus.

Hoje temos nosso cordeiro sacrificial guardado? Estamos preparados para oferecer sacrifício a Deus em meio à crise? Ou quando estamos em crise guardamos o cordeiro para um momento qualquer de emergência que possamos ter no futuro?

 

c)CONTAR COM POUCOS (Com estes trezentos homens)

Estamos constantemente tentando aumentar nosso circulo de pessoas confiáveis, para que em um momento de aflição ou crise possamos contar com varias pessoas, porem o que aprendemos com Gideão é que existem momentos em que mesmo esperando que muitas pessoas venham ao nosso socorro e nos apoiem, na verdade nos veremos cercados por quase ninguém, e sendo assim precisamos aprender a estar preparados para o momento em que estaremos com poucas pessoas ao nosso lado.

 

 

CONCLUSAO:

O HOMEM DE DEUS NÃO É MEDIDO PELO SEU TAMANHO, E SIM POR AQUILO QUE ELE SERÁ CAPAZ DE SUPERAR.