O QUE É SANTIDADE? | Esboço de Sermão - Pregações e Estudos Biblicos
O QUE É SANTIDADE? | Esboço de Sermão – Pregações e Estudos Biblicos

TEXTO – II PEDRO 1:2-7

Segunda-feira- Hebreus 12:1-2
Terça-feira I João 2:15-17
Quarta-feira Juizes 13:1-7

Quinta-feira Juízes 13: 8-14

Sexta-feira I Pedro 1 :13-25

Sábado I Pedro 3 15-22

INTRODUÇÃO
“Santidade não é arrebatamento ; é inteira entrega da vontade de Deus ; é viver por toda a palavra que sai da boca de Deus ; é confiar em Deus na provação, é andar e viver pela fé , sempre descansando no Senhor” .
Isso parece impossível, mas não é, exige apenas, que o crente se dedique mais a Deus como Senhor e salvador , é uma grande luta , são muitos tabus que precisam ser quebrados , mas, vale a pena viver pela fé através da santificação .
Disse alguém “ Quanto maior o preço que pagamos por um produto, maior é o valor e o interesse em levar consigo aquilo que adquiriu” nossa vida santificada é de um grande valor , entre eles vamos entender melhor a nossa fé, vamos confiar mais em Deus e comungar com Ele , vamos valorizar mais os cultos da igreja , vamos ser mais úteis para o reino dos céus , com isso , vale a pena lutar para uma vida melhor .

I –COMO PODEMOS ALCANÇAR ESTE ALVO ?
1 -A Bíblia diz : “ Ser participantes da natureza Divida “ II Pedro 1:4.
2- Escapar da corrupção e pelo forte desejo que há no mundo ( II Pedro 1:4 )
3- nunca podemos imaginar uma vida santificada onde o mundo toma parte , não o mundo gente , mais o mundo sistema , onde gera pecado, separação de Deus etc.
4- santificação é oposta ao pecado, e o sistema do mundo é um foco para o pecado, logo o cristão precisa de evitar qualquer tipo de corrupção , quantas pessoas que oram, choram , leem a bíblia toda , entre ofertas generosas e o dízimo mensalmente , gosta de cultos e trabalhos evangelísticos , mas, nunca romperam com o mundo , nunca abandonou o pecado .
5- O Cristão é um sábio por natureza , pois teve a sabedoria de aceitar Jesus como Senhor e Salvador , más, a sabedoria para muitos se limita nas coisas desta vida , muitos crentes enrolados com emaranhados de problemas financeiras , não que todos estão bem , mais o crente sábio é aquele que administra a sua vida e sabe como agradar o nosso Deus .
6- A Bíblia diz: “Acrescentai virtude á vossa fé, acrescentai virtude á ciência” (II Pedro 1:5) precisamos ser crentes virtuosos, ou seja, colocar a nossa fé como prioridade .
7- Temos sabedoria para tantas coisas , já vi crentes cantar e tocar ao mesmo tempo , outros regem e cantam ao mesmo tempo , pregadores que também são inteligentes e versados na palavra de Deus , mas, muitos vivem pressionados o tempo todo com as coisas deste mundo ( Hebreus 12:1) o escritor diz que devemos deixar todos os embaraços , nunca podemos chegar ser santificados , dentro de um processo contínuo , se estivermos vivendo numa corrupção do mundo .
8- A Bíblia diz “ Não ameis o mundo e nem o que no mundo há, aquele que ama o mundo o amor de Deus não está nele ( I João 2:15 ) e quem são estas coisas que há no mundo ? o desejo da carne , o desejo dos olhos e a soberba da vida ( I João 2:16 ) e ainda continua exortando : o mundo passa e os seus desejos , mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para Sempre ( I João 2:17 )
9- Vale a pena viver dentro dos parâmetros divinos , vale a pena lutar para fazer a vontade de Deus .

Aprenda a ser u pregador de excelencia hoje mesmo

II – QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PARA NOS ACHEGAR A SANTIFICAÇÃO ?
1-O cristão que prima por uma vida santificada é um cristão Zeloso , diligente ,ativo )
2-É também um crente dotado de paciência , temperante , piedoso e cheio de amor fraterno . ( II Pedro 2:5-7 ) e tudo isso nos ensina os frutos do Espírito ( Gálatas 5:19-21 )
3-O agente santificado no cristão é o Espírito santo , por iso que precisamos dEle para nos ajudar ( Romanos 8:26 ) é Ele que nos guia pelo caminho da santificação .
4-Muitos crentes até piedosos tem sofrido amargamente por não permitir que isso aconteça em sua vida .
5-muitos não possuem esta diligencia , este Zelo na vida Cristã .
6-Em nossa vida natural temos grandes Zelos, vejamos o seguinte , quando nascemos , nossos pais tinham muitos planos para nossa vida, a escola, a profissão, até o casamento, tudo é falado ao nascermos, mas, são poucos os pais que dizem que tais filhos serão bênçãos , que irão longe, fará a vontade de Deus e nunca vai se corromper com este mundo ( parece até um voto de Nazierado ,Juizes 13:4-7) mas, é um Zelo pelas coisas de Deus .
7- Quando visitamos uma irmã e ela nos diz que está grávida , minha esposa e eu a abençoa Ela e o bebê em sua barriga ( como fez manoá com sua esposa e nasceu o belo Sansão – Juízes 13:8 )
9-uma das coisas que mais admiro em Manoá foi a sua pergunta ao anjo sobre o seu filho que havia de nascer : Qual será o modo de viver e o serviço do menino ? a anjo respondeu , será separado ( santificado ) pronto para servir a Deus .
10- temos santificados nossos filhos a Deus? Temos perguntado a Deus á razão pelo qual nos destes filhos? E como criá-los? Neste caso a maior característica da santificação é o Zelo pelas coisas de Deus.

III – PARA QUE SERVE A NOSSA SANTIFICAÇÃO?
1- Para nos preparar para responder com mansidão e temor a qualquer que nos pedir razão da esperança em que há em nós ( I Pedro 3 :15 )
2- esta santificação é somente na pessoa de Cristo, pela operação do Espírito Santo de Deus .
3- tal Cristão que assim escolhe o seu modo e meio de vida, não apenas vive, mas, dá condição de outros entrarem em sua vida e participar da mesma fé.
4- tenho visto crentes envolvidos com Deus, com a Igreja, com o reino universal de Deus, tanto no ser, como no crer e também no viver, são pessoas que envolvem de tal maneira que a vida passa ser boa, passa a ser envolvida com Deus, para Deus e leva muitas outras pessoas á mesma fé.
5- Como Deus precisa de crentes santificados, não podemos nos esquecer de que a obra de Deus requer crentes dedicados, consagrados, uma das coisas que admiro no Futebol é o trabalho de equipe , quando o time vence todos são vitoriosos , alegres, felizes e em nossas vidas deveriam ser assim , quando nossa igreja vai bem todos os membros são vitoriosos , abençoados e felizes , mas em muitas igrejas quando vão mal é o pastor sozinho o culpado e quando muito , uma meia dúzia de crentes . isso retrata a falta de santificação , pois a igreja santa é aquela que zela pelas coisas de Deus , trabalha no sentido de unir , separar e fazer do culto uma grande oportunidade de vida para todos e em todos .
conclusão
Não podemos admitir que vivamos do mesmo jeito, precisamos admitir que há algo em nós que impede uma vida santificada , dedicada com Zelo , consagrada a Deus pelo trabalho e abandono ás coisas do pecado , ou até que resulta em pecado , más que temos de melhorar a nossa conduta cristã , precisamos viver dentro dos parâmetros divinos, com a ajuda do Espírito Santo de Deus , santidade é vida com Deus ,para Deus que é santo. Que tal? Não podemos permitir que a nossa vida não diferenciasse daquelas pessoas que vivem sem esperança, mas, nossas vidas deve exercer dentro de nós um sistema que venham nos ajudar a ser mais fervorosos no crer do que no falar , vamos viver assim ?

Pr. Antônio Albino do Carmo