A senha de Davi ( Salmo 40.1-3)



Vivemos uma época em que as pessoas vivem correndo de um lado para o outro. Elas não têm tempo para o devocional, estão sempre agitadas e ansiosas pela última novidade. Creio que isto é reflexo desta geração Nissi Miojo, ou seja, geração do instantâneo, do imediato. Percebemos a cada dia a frustração estampada em muitos rostos e o desânimo que dilacera corações e mentes.
Davi neste Salmo nos dá uma senha para vencermos estas armadilhas e alcançarmos a nossa vitória.

I- Paciência – Ele diz esperei com paciência no Senhor (Vs 1). Há momentos em nossa jornada que a única coisa que temos que fazer é esperar pela intervenção divina. Por mais que uma mãe queira o nascimento do filho que carrega no ventre, terá que esperar nove meses. Por mais que um jovem deseje a sua habilitação, terá que esperar completar dezoito anos. Por mais que uma pessoa deseja ser um médico ou outro profissional, terá que esperar terminar o curso superior. Davi nos ensina que a melhor coisa a fazer é saber esperar em Deus, pois quem não espera se desespera.
II- Ele se inclina – inclinou para mim ( Vs.1). Esta palavra é tremenda! O Deus todo poderoso se inclina para ver quem está clamando a Ele. Eu posso imaginar o grande Deus se levantando do seu trono de glória para observar o que se passa na terra e em minha vida. Isto é motivador. Tenha paciência, ele se inclina para ver o que está acontecendo.
III- Ele ouve as orações- ele ouviu o meu clamor ( Vs.1). Qual a mãe que não reconheceria o choro do seu filho, se ela estivesse em um supermercado e de repente o ouvisse chorar. Deus ouve o clamor do seu povo. não existe oração perdida. Davi disse: esperei, Ele se inclinou e ouviu o meu clamor. Deus está vendo e Deus também está ouvindo.
IV- Ele me tira – Ele me tirou de um lamaçal, de um charco de lodo (Vs.2). É bom notarmos o que o salmista disse: “ Ele me tirou”. É o Senhor quem nos tira. Isso quer dizer que não adianta agente ficar tentando resolver aquilo que não conseguimos resolver. Quem está dentro de um buraco o quanto mais cavar mais se afundará. Uma pessoa que está afogando em um rio, segundo os bombeiros, a melhor forma para salvá-la sem correr riso é esperar que ela se canse e pare de tentar se salvar. A mesma coisa acontece conosco: enquanto ficarmos tentando fazer o trabalho de Deus, ficaremos frustrados, porém se entregarmos a Ele a nossa vida e o controle da situação, com certeza Ele saberá o que fazer com ela.
V- Ele coloca um novo cântico – colocou um novo cântico na minha boca (Vs. 3)- O salmista nos relata que após o choro, veio a alegria. A aflição se tornou em riso. A dor em alento. Valeu a pena esperar pacientemente pelo Senhor. Este é o resultado quando nos deleitamos em Deus e aguardamos o seu agir: podemos celebrar a vitória. Podemos cantar, só o Senhor é Deus.
Conclusão: Davi nos ensina e uma senha preciosa neste salmo: a paciência.
Não importa a situação que você esteja vivendo. Não importa o calor das adversidades. Aprenda a esperar pacientemente pelo Senhor. Ele vai se inclinar para você. Ele vai ouvir o seu clamor. Ele vai tirar você desta circunstância contrária. Ele vai colocar um cântico de vitória em seus lábios.

 

Fonte: Ministerio Ricardo Santos