PERDENDO E GANHANDO EM BETESTA | Esboço de Sermão - Pregações e Estudos Biblicos
PERDENDO E GANHANDO EM BETESTA | Esboço de Sermão – Pregações e Estudos Biblicos

 

Pastor Agnaldo Reis

 

João 5

1 DEPOIS disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.

4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

 

INTRODUÇÃO

Essa é uma das histórias mais conhecidas e ministrada do novo testamento, contam alguns sábios que um dia para reunir doentes e de alguma forma; se livrar deles o governo teria tido um ideia de criar em volta de um canal de abastecimento um lugar onde colocariam doentes que ficariam esperando um milagre por um mito que havia se espalhado de que um anjo descia ali de tempos em tempo, agitando as águas, e sendo assim muito doentes se acumularam ali esperando por um milagre, porem muitos que entraram naquele tanque saíram mortos, por não terem alcançado seu milagre, e conta-se ainda que algumas pessoas que tinham mais condições financeiras acabaram comprando os primeiros lugares a beira do tanque, diminuindo assim consideravelmente as chances de outras pessoas mais humildes alcançarem o seu milagres, até que Jesus ao ser convidado para uma das inúmeras festas que havia em Jerusalém, resolvem antes de ir a festa; ir ao tanque, e assim encontro um homem que estava enfermos a trinta e oito anos que havia perdido muito dentro daquele tanque, vejamos:

 

I)O QUE ELE PERDEU NO TANQUE ?

 

1) NOME (o homem do tanque)

Se tem uma coisa importante para um Judeu, essa coisa é o seu nome, pois nessa cultura o nome de um homem conta a sua história, fala de quem é descendente, se é abençoado ou amaldiçoado, e coisas mais, porem este homem por viver a tanto tempo doente, em busca de um milagre, ele acabou por deixar seu nome de lado, as pessoas que viviam a sua volta não faziam questão de saber o seu nome, e por passar parte de vida dentro deste tanque, ele acaba por ser conhecido apenas como o HOMEM DO TANQUE.

Provérbios 22.1 VALE mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.

JÓ 30.8 Eram filhos de doidos, e filhos de gente sem nome, e da terra foram expulsos. 9 Agora, porém, sou a sua canção, e lhes sirvo de provérbio.

 

Vejamos mais algumas pessoas na Bíblia que não tiveram seus nomes citados, porem ficaram registrados na História.

a)Serva de Naamã

Uma moça que passou pela História sendo conhecida apenas como a SERVA DE NAAMÃ, pois provavelmente Naamã nunca nem tenha perguntado a ela o seu nome, porem mesmo sem ser reconhecida pelo seu nome, ela não passou desapercebida pela História, pois ousou , e usou de sabedoria ao perceber com quem ela deveria falar para ser ouvida, e disse a sua senhora, esposa de Naamã; Se meu senhor estivesse diante de uma profeta em Israel, ele já teria sido curado.

II REIS 5; 2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

 

b)Mulher do fluxo de sangue

Uma mulher que conviveu com uma enfermidade por doze anos, e que entrou como intrusa na História de Jairo, que pedia por sua filha que estava a morte, e tocando na orla das vestes de Jesus ela o fez parar para a procurar, enquanto a filha de Jairo vinha a óbito, e depois de tudo, Jesus a despede em paz, e pelo que parece, não perguntou o seu nome, e ele se foi, sem ter o nome citado, mas deixando a História marcada pelo seu toque.

 

 

2) AMIGOS (não tenho ninguém)

Não há relatos sobre sua família e amigos, a não ser o que ele disse; EU NÃO TENHO NINGUÉM.

Provavelmente após passarem trinta e oito anos, todos que o acompanharam no princípio foram um por um desistindo, e o deixando no tanque, até que chegou o dia em que ele olhou a sua volta, e não havia mais ninguém, porem sabemos que quando Deus tem algo grande a fazer em nossas vidas, geralmente ele nos afasta das pessoas, os as afasta de nós para que nada e nem ninguém nos atrapalhe viver o milagre.

 

Jó 12.4 Eu sou motivo de riso para os meus amigos;

Salmos 25.16 Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.

 

3) FOCO   (Anjo, movimento, pessoas)

Este homem passou todos os dias em que esteve no tanque, sem saber para onde olhar, um momento olhava para ver se via um anjo, em outro momento estava olhando para as águas, já em outro momento olhava para as pessoas que poderiam tomar o seu lugar, e assim passou os anos, sem saber para onde ficar olhando, e da mesma forma vivemos assim; olhando para todos os lados, sem saber na verdade para onde olhar, e assim criamos algumas dificuldades em alcançar seus sonhos, já que não conseguem concentrar suas forças em uma coisa de cada vez.

Lucas 10.41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

Isaías 42.20 Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos,nada ouves.

 

 

 

 

II)O QUE JESUS TROUXE PARA ELE ?

1) FOCO (Queres ser curado?)

No momento em que Jesus o aborda, o homem está olhando para todos os lados, sem nem saber mais o que queria, se ter amigos, ter nome, ou qualquer coisa assim, porem Jesus olha para ele e o dá um foco, quando lhe pergunta: queres ser curado? Neste momento Jesus lhe dá alguma coisa para se concentrar, para se focalizar, e quando o moço estava perdendo novamente o foco falando de anjos, de água, de povo, Jesus mais uma vez Jesus dar a ele um foco lhe dizendo; Levanta, toma teu leito, e anda, uma coisa de cada vez .

Apocalipse 3.8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus “UMA PORTA” aberta

Observe que em apocalipse, Jesus diz que diante da igreja ele pôs “UMA” porta aberta, não duas ou três, apenas uma porta aberta.

Você precisa ter um foco, saber para onde olhar, e assim evitar perca de energia com coisas que só servem para te distrair.

ATOS 3.4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa

 

JUIZES 7.16,17 Então dividiu os trezentos homens em três companhias; e deu-lhes a cada um, nas suas mãos, buzinas, e cântaros vazios, com tochas neles acesas. E disse-lhes: OHAI PARA MIM, e fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu à extremidade do arraial, será que, como eu fizer, assim fareis vós.

 

Isaías 45.22 OLHAI PARA MIM, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

 

 

 

2) VISÃO (Ele se viu curado)

Qualquer milagre começa com a visão, pois quando temos a visão, nós olhamos as coisas não como elas são, e sim como elas deveria ser, e quando Jesus o aborda, ele não conseguia ver além daquele tanque, a visão dele se resumia no que ele podia ver ali a sua volta, porem quando Jesus o instiga a mudar a visão, ele ao olhar para Jesus repara em primeiro lugar a sua visão, e assim quando ele olha para ele mesmo, imediatamente se vê curado, e só depois disso ele se levantou.

Hebreus 11.1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Quando Jeová levou Ezequiel no vale de ossos, ele faz uma pergunta simples, que demonstra o poder da visão, pois quando Deus olhava para aquele vale, ele não o via como era, e sim como deveria ser, e sendo assim ele pergunta a Ezequiel sobre a possibilidade daqueles osso reviverem, e Ezequiel ainda aprendendo sobre o poder da visão, responde; O senhor sabe!

Ezequiel 37.3 E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos?

 

PROV 23.7 Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.

Isaías 42.18 Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver.

 

 

Conclusão

Concluímos com esta simples mensagem, que o tempo, e os tanques diversos que aparecem em nossas vidas, podem nos tirar o foco, e a visão e assim tirar nossas forças para lutar, porem se olharmos para Deus, mudarmos a nossa visão, podemos ver as coisas como deveriam ser, e assim com força lutar, para que se torne como deveria.

 

Pastor Agnaldo Reis