Josué 24. 14-15
Introdução:
            A Bíblia afirma que aquele que foi lavado e remido pelo sangue de Cristo, tem a mente de Cristo (I Co 2.16). Diante de tal realidade é determinante que as ações do servo de Deus condigam com a fé que professa. Uma vez pertencendo ao Reino de Deus, precisamos ter nossas vidas santificadas no altar do Senhor. Contudo pergunta-se: Como temos nos portado diante do Senhor? Nosso estilo de vida evidência de fato que somos servos de Deus? O caminho da vitória se dá, quando escolhemos efetivamente santificarmos nossas vidas ao Senhor. Essa é a melhor escolha! Foi dessa forma que Josué conduziu a nação de Israel.
            No processo da escolha da santificação, alguns passos precisam ser dados para a consolidação do milagre.
I – Temer ao Senhor;
            Josué diz: “Agora, pois, temei ao SENHOR,…” Em provérbios lemos: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10). O temor a Deus é visto na vida do crente através da atitude de reverência que lhe é devida. Esse temor está ligado diretamente à entrega total dessa vida aos cuidados do Senhor. É o reconhecimento pleno de tudo o que Deus é e representa na vida daquele que foi alcançado pela graça de Cristo. Josué conhecia a grandeza e o poder de Deus. Ele havia tido experiências profundas com o Senhor durante o período que auxiliou Moisés. Agora ele conclama a nação a viver a experiência de reverência e temor genuínos Àquele que ao havia livrado do cativeiro egípcio. A vida do crente precisa evidenciar o temor a Deus. Isto se dá através do estilo de vida daquele que um dia entregou a vida aos cuidados do Senhor. O temor a Deus está presente em sua vida?
II – Servi-lo com sinceridade e verdade;
            Uma vez que a nação foi chamada a temer a Deus, um grande desafio é proposto de Deus através de Josué. Eles foram chamados para servi-lo com sinceridade e fidelidade. Agora diante do passo que foi dado da entrega total e reconhecimento da grandeza de Deus, aquele que professa ao Senhor é desafiado a uma vida de verdade e fidelidade. Esse é o passo que nos leva a ter todas as nossas ações e atitudes passadas pelo crivo do caráter de Cristo. É poder dizer como Paulo: “…não mais eu, mas Cristo vive em mim;… (Gl 2.20)”.
 III – Deitar fora os deuses;
            O desafio da santidade se torna ainda mais real quando Josué diz que os deuses deveriam ser deitados fora. Eles deveriam ter a confiança pautada somente no Deus que os havia tirado do Egito. Normalmente quando falamos de deuses, nossas mentes se voltam apenas para os “ídolos”, “imagens”. Contudo, muitos outros contextos e situações podem se tornar deuses em nossas vidas. Dentre os muitos podemos citar: A TV, o computador, uma motocicleta, veículo, um membro da família, as vontades da carne e tantos outros que estejam suplantando a presença, o querer e vontade de Deus em nossas vidas. Que tipo de “deus” você precisa lançar fora da sua vida? Para sermos achados íntimos do Senhor e alcançando a plenitude do Espírito é necessário lançar fora os deuses que estão quebrando a nossa comunhão com o Senhor.
IV – A escolha precisa ser feita hoje!
            Josué diz ao povo: “…escolhei hoje a quem sirvais;…” “…porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Js 24.15). Efetivamente eles foram desafiados a decidirem no mesmo dia! Assim também precisa ser conosco. Não dá pra deixar pra depois… não dá pra adiar aquilo que precisa ser feito hoje! Consagrar a vida ao Senhor é uma questão de atitude, de tomada de decisão. É escolher receber de Deus o cumprimento de tudo aquilo que Ele sonhou para nossas vidas. Hoje é o dia que Deus preparou para darmos uma virada em nossas vidas. É o dia do milagre da restauração completa de Deus na vida daquele que escolhe o caminho da santificação.
Conclusão:
                        Que escolha você vai fazer diante dessa palavra tão clara e que nos mostrou o caminho que deve ser tomado por aqueles que desejam ser encontrados santificados diante do Senhor? Precisamos começar hoje a temer ao Senhor, a servi-lo com verdade e fidelidade. Precisamos ter a coragem de deitar fora todos os deuses que estão quebrando nossa comunhão com o Senhor e dizer efetivamente: “Senhor Jesus, hoje como servo de Deus tomo a decisão mais importante da minha vida. Eu abro mão dos meus valores, dos meus desejos, das minhas vontades… Abro mão de tudo que tem quebrado minha comunhão com o Senhor, para tê-lo efetivamente no controle total da minha vida. Eu consagro minha vida a Ti.”
            Em Cristo Jesus,
Pr. Waldyr do Carmo
http://casadeoracaocehab.com.br
Gostaria de receber esboços gratuitamente?

Deseja receber esbocos de sermoes gratuitamente? Cadastre seu email:

Confirme no email que lhe enviaremos