Temos que aprender a investir no Reino de DEUS! | Esboço de Sermão - Pregações e Estudos Biblicos
Temos que aprender a investir no Reino de DEUS! | Esboço de Sermão – Pregações e Estudos Biblicos

INTRODUÇÃO

Frequentemente, sentimos que a vida é um fracasso, a menos que estejamos alcançando o reconhecimento, a diversão, o dinheiro e o sucesso.

Mas Paulo considerava que a sua vida não teria valor se ele não a usasse para a obra de Deus. O que ele acrescentou à vida era muito mais importante do que aquilo que ele havia ganho dela.

O que é mais importante para você: o que ganha da vida ou o que você acrescenta a ela? Disposição é uma qualidade necessária a qualquer pessoa que deseje fazer a obra de Deus.

Paulo era uma pessoa disposta e a meta mais importante de sua vida era falar aos outros a respeito de Cristo (Fl 3.7-13 – LER). Não é de admirar que Paulo tenha sido o maior missionário cristão.

Deus procura outros homens e outras mulheres que priorizem a grande tarefa que Ele lhes deu para fazer. Vejamos alguns investimentos necessários para sermos obedientes e fiéis a Deus.

I – INVESTINDO A MINHA VIDA – Sl 90.12

Na história antiga existiu um homem chamado Policarpo. Ele era um cristão que investia sua vida na propagação do Reino de Deus. Quando ele estava prestes a morrer na fogueira – porque naquela época quem pregava Jesus, era perseguido e morto – ele disse: “Eu gostaria de ter mais de uma vida para oferecer a Jesus e ao seu serviço”.

Queridos Jesus é vida. Ele nos deu a vida para que vivamos em abundância. Em sendo a vida, Ele exige de nós que priorizemos servi-lo, amá-lo e obedecê-lo.

Você pode dizer: Eu tenho uma vida tão corrida! Ou dirá: Eu tenho tantos problemas! Quero te dizer algo: Deus se interessa em pessoas ocupadas. Deus não vai chamar desocupados.

Deus vai investir em você, dando a você condição de viver para Ele.use a única vida que você para honrar e trabalhar para Aquele que é o Doador da Vida.

O salmista disse: “Ensina-me a contar os meus dias, de tal maneira que alcance um coração sábio” Salmo 90.12. Deus vai te ajudar a viver a plenitude do amor de Deus. Uma vida de benção, de paz, invista sua vida em Deus, Ele te abençoará muito.

II – INVESTINDO MINHA CARREIRA – 2 Co 4.16,17

É fácil desfalecer e desistir. Todos nós enfrentamos problemas em nossos relacionamentos ou em nosso trabalho que nos levam a pensar em parar.

Em vez de desistir ao ser alcançado pela perseguição, Paulo concentrou-se em sua força interior, que vinha do Espírito Santo (Ef 3.16 – LER).

Não deixe que a fadiga, a dor ou a crítica lhe forcem a abandonar a obra de Deus. Renove seu compromisso de servir a Cristo. Não abandone sua recompensa eterna por causa da intensidade da dor que você está sentindo hoje.

Paulo declarou “o que importa é cumprir com alegria a minha carreira”. O texto é claro, Paulo se motivava em ser um filho obediente. Deus te convida a investir sua vida nesta carreira. Jesus disse Ide por todo o mundo, sereis minhas testemunhas, venha entre para esse time.
III – INVESTINDO MEU MINISTÉRIO

Cada um de nós possui qualidades que podem ser usadas para glória de Deus. Você com certeza tem muito mais a fazer para o Senhor. Sua capacidade é muito maior, talvez o que esteja faltado é se inscrever para a grande corrida rumo a benção.

Podemos comparar nossos ministérios a uma corrida. Temos um prêmio (A vida Eterna). Paulo nos ensina o seguinte: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas só um leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, incomparável” I Co 9.24,25.

Vencer uma corrida exige propósito e disciplina. Paulo usou esta ilustração para explicar que na vida cristã é necessário trabalho árduo, abnegação e preparação exaustiva.

As disciplinas essenciais da oração, do estudo da Bíblia e da adoração nos habilitam a correr com vigor, resistência e perseverança. Não fique apenas observando na arquibancada; não corra apenas algumas voltas a cada manhã. Treine diligentemente – seu progresso espiritual depende disso.

Invista em seu ministério. O chamado, o ide de Jesus é para você também. Meu amigo, talvez você pode perguntar, e no meu caso, eu ainda não me defini. Jesus quer que você entregue sua vida a Ele. Invista sua vida em Deus.

Comece hoje, conheça esse Jesus, se aqueça e corra acorrida, o tempo está indo, Jesus vai voltar e levará as pessoas que investiram n’Ele. Seja um!

III – INVESTINDO NO COMPROMISSO

Quando casamos selamos um compromisso com nossa amada, de cuidar dela e zelar por toda a vida. Nós investimos nossas vidas nesta união. Jesus investiu a vida dele em você, quando Ele cumpriu a vontade de Deus e morreu na cruz do calvário.

Jesus cumpriu sua missão, seu compromisso. Eu pergunto a você: E a sua parte? Será que temos tido compromisso com Deus, com sua obra. Com as contribuições, com minha célula, com meu irmão.

Paulo diz: “Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” I Tm 4.10.

A Bíblia ainda nos ensina que o nosso compromisso é unilateral. É para Jesus, não devemos fazer nada esperando que as pessoas vão me elogiar, ou me valorizar.

Hebreus 12.1,2 diz: “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunha, deixemos todo embaraço, e o pecado e corramos, com paciência a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.

O exemplo de compromisso de Jesus está ai, o seu referencial para cumprir sua missão na terra é esse. Ser igual a Jesus. As vezes achamos que tudo na vida está bem, isto pode ser um falso sentimento.

Se nós não compromissarmos com Deus e com a sua Palavra, poderemos ter surpresas desagradáveis no futuro. Consagre tua vida, viva no compromisso com Deus. Seja fiel a Ele e Ele derramará de sua benção em você.

Conclusão

Paulo priorizou a Deus. Ele cumpriu sua missão. Ele diz a Timóteo: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” II Tm 4.7. Essa é a biografia de quem investiu a vida, o ministério na carreira com compromisso.

E você, o que você dirá no final de sua vida, ou até mesmo agora para alguém que te perguntar. Você tem combatido em nome de Jesus? Você tem cumprido sua carreira, vivido para Deus? Tem guardado a fé? Como está sua vida com Deus?

O seu investimento será a mesma quantia que você receberá de retorno da parte de Deus. Ele é misericordioso, amoroso, mais não aproveite de sua bondade. Seja uma pessoa fiel!

Por: Pr. Ébano Buscarato

Quer aprender mais sobre como investir no Reino de DEUS e abençoar muitas vidas? clique aqui