I Pe 5.7
Introdução:
Ansiedade o que é:
Ansiedade é um distúrbio das emoções que se caracteriza por um sentimento de insegurança intenso e perigo iminente. No contexto, percebe-se apreensão desagradável, vago. Ela trás também sensações físicas que se manifestam através de vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), falta de ar constante, opressão no peito, aceleração do coração, transpiração, dor de cabeça e outros.
            A ansiedade é um mecanismo de defesa do organismo alertando-o de perigos iminentes e levando às condições necessárias para enfrentar as ameaças. Contudo, uma vez se tornando constante e de difícil controle, o problema se caracteriza como patológico e além dos direcionamentos bíblico e pastoral, requer também o acompanhamento de um profissional (médico), objetivando assim a cura da doença.
O que a Bíblia nos apresenta sobre a ansiedade. Quais valores podem ser apreendidos e aplicados por aqueles que querem o domínio da ansiedade?
Vencemos a ansiedade…
I – Quando interiormente reconhecemos tal realidade em nossas vidas;
            O primeiro passo a ser dado para o controle da ansiedade é reconhecer que na condição de humanos, estamos suscetíveis a essa realidade. Aceitar o problema é fundamental para encontrar as ferramentas necessárias para vencê-lo. Há muitos que criaram um padrão muito alto de perfeição e por falta de humildade, fogem da realidade dos problemas que estão vivenciando. Problemas precisam ser encarados, para vermos as soluções dos mesmos. Se você tem enfrentado dificuldades em razão da ansiedade, reconheça o problema e em Cristo, busque a solução. O milagre virá e o nome do Senhor será profundamente glorificado através da sua vida.
II – Quando a lançamos aos cuidados do Senhor;
            De forma clara e objetiva o texto que lemos afirma que precisamos lançar sobre Deus as nossas ansiedades. Isto significa que precisamos ter a coragem de passar para Deus o controle total das nossas vidas. Sofremos porque queremos estar sempre no controle e como somos humanos e falíveis, acabamos por sucumbir em meio aos muitos problemas. Lançar no altar do Senhor as ansiedades é reconhecer a fragilidade e incapacidade humana.
Se você ainda não fez, agora é momento! Passe no plano espiritual uma procuração para Jesus. Peça à Ele para cuidar de sua vida. Faça isso na certeza de que mesmo que venham as tempestades e o vento sopre contrário, o comandante Jesus sempre terá uma palavra de vitória que irá redundar em grandes milagres em sua vida.
III – Quando pela Fé cremos que o controle total está nas mãos do Senhor;
            Entregar ao Senhor toda a ansiedade é também dar passos de Fé! Não sabemos como será o dia de amanhã e que implicações envolverá o mesmo. Contudo cremos que acima das nossas preocupações dirigindo nossas vidas, está Aquele que tem todo o poder nos céus e na terra (At. 1.8). Viver pela fé e crer nas promessas de Cristo! É viver a certeza da vida abundante prometida por Ele aos seus filhos (Jo 10.10). Crer pela Fé e caminhar na certeza de que não serão as circunstâncias que irão determinar nossa condição de adoradores. O verdadeiro cristão não adora a Deus por aquilo que Ele o dá, mas sim por aquilo que Deus é e representa em sua vida. Isso é viver pela! É poder andar altaneiramente proclamando: “Posso todas as coisas Naquele que me fortalece” (Fl 4.13).
Através da Fé crendo nas promessas do Senhor é fundamental para termos vitórias sobre a ansiedade.
Conclusão:
            Não é fácil viver tranqüilo e em paz com o Senhor, em meio aos muitos conflitos que vivemos. Essa é uma realidade que não é fácil mas é possível, se em nossas vidas os valores bíblicos forem aplicados em nosso viver diário.
É reconhecendo a realidade da ansiedade, lançando-a aos cuidados do Senhor e pela Fé crendo que o controle total está em Cristo, que alcançaremos a vitória. É desta forma que nosso Pai celestial quer nos ver; É, assim que poderemos dizer: “Em Cristo Jesus, somos mais que vencedores” (Rm 8.37).
            Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab – Itaperuna. RJ

http://casadeoracaocehab.blogspot.com/